Tirou uma boa nota no ENEM? Veja as opções para usar sua nota!

O Exame Nacional do Ensino Médio é a forma mais padronizada de ingressar em várias modalidades de ensino. Para quem tirou uma boa nota no ENEM e quer saber quais as melhores opções para se utilizar da sua pontuação, vale a pena conferir o texto a seguir e saber onde e como você pode utilizar o resultado do seu exame. Veja abaixo:

Sisutec

Para quem deseja uma formação rápida e de qualidade, o Sisutec pode ser a melhor opção para você. O sistema é voltado para a distribuição de vagas gratuitas para a modalidade de ensino técnico.

Quem deseja participar e ingressar nas melhores escolas técnicas do país, deve ficar atento às inscrições Sisutec  e realizar o seu cadastro no sistema. O Sisutec dispõe de alguns requisitos e um deles é a participação no Enem, atingido a nota mínima estabelecida pelo programa.


É preciso também superar a nota de corte Sisutec de acordo com o curso que você deseja iniciar. Verifique o período de inscrição e as vagas para a sua região.

Prouni

O Programa Universidade Para Todos é o sistema que utiliza a pontuação do ENEM para distribuir bolsas de estudo parciais e integrais nas universidades particulares.

Para garantir o seu ingresso em uma instituição participante, é necessário te ruma pontuação superior a nota de corte dos cursos oferecidos pelo Prouni.

Vale lembrar que o programa abre ingresso no segundo período do ano, época que é menos concorrido e você pode utilizar a mesma nota para realizar a sua inscrição e concorrer.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada é um programa semelhante ao Prouni no funcionamento, mas que é destinado ao ingresso na rede pública de ensino.

Para participar e concorrer a uma vaga, é necessário ter pontuação mínima no ENEM e se inscrever na plataforma digital no período estabelecido.


Assim como o Prouni, garante a entrada em um curso quem tiver uma pontuação superior a nota de corte divulgada diariamente durante o período de inscrição no sistema.

Descontos

Este recurso é menos popular que os outros, pois nem todas as instituições dispõem dele, mas vale lembrar que você pode conseguir ótimos descontos nas mensalidades do seu curso se tiver uma boa noa no Enem.

Para se utilizar deste benefício, você deve verificar nos sites das instituições da rede privada se elas ofertam os descontos e calcular qual a porcentagem que poderá ser aplicada a sua mensalidade. Pesquise e se informe!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

5 Cursos superiores em alta no país

5 Formas para conseguir financiar a faculdade

Conheça os melhores programas educacionais do governo